Dando continuidade ao assunto da nossa nutricionista Fabiela Mafissoni, vamos abordar o tema constipação, mas desta vez para as gestantes.
A incrível mudança hormonal que acontece no corpo da mulher, traz inúmeras mudanças nas funções fisiológicas do corpo, entre elas, uma das queixas mais recorrentes nos consultórios, é o desconforto com a constipação.
Mas é importante lembrar, de que se a futura mamãe já vinha com problemas de constipação antes da gestação, ao passar por este momento, o problema tende a permanecer e até mesmo aumentar os sintomas. Mais do que desconforto, cólicas, inchaço e dificuldade para evacuar, a constipação pode interferir na absorção dos nutrientes, já que o equilíbrio da flora bacteriana intestinal pode ficar alterado.
Para prevenir ou reverter esse problema, é necessário um consumo balanceado entre fibras solúveis e insolúveis, além de uma quantidade adequado de água, no mínimo 2 litros. O aumento do consumo de fibras sem a ingestão adequada de água, pode potencializar o efeito da constipação, portanto, para um aporte maior de fibra é fundamental ou aporte adequado de água.
Exercícios físicos, desde que permitidos pelo ginecologista, também podem amenizar os sintomas de desconforto. Iogurtes com probióticos ou leites fermentados, também podem ser ótimas opções para quem sofre com este problema. E podem ser incluídos como lanches no período da tarde ou na ceia após o jantar.
Frituras, carnes gordurosas, cereais refinados e bebidas muito adocicadas, são fatores que potencializam o efeito da constipação, por isso, para quem já sofre com este problema, o ideal é reduzir ao máximo o consumo destes grupos.
Portanto, aproveite este momento para se alimentar melhor, sua saúde e a saúde do seu bebê agradecem!
Alimente esta ideia!!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário