sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dicas da nutricionista: o que evitar durante a gestação?


O que evitar durante a gestação?


Olá mamães e futuras mamães, hoje vamos abortar um pouquinho o que as mulheres devem evitar durante a gestação. Alguns alimentos podem trazer problemas a saúde da mamãe e principalmente do miudinho, e vou listar alguns abaixo: 

Peixes crus e moluscos: são alimentos que podem estar contaminados por parasitas, e que podem causar cegueira e dano cerebral fetal; peixes contaminados por mercúrio também devem ser evitados de serem consumidos em excesso. 

Carnes, frango e frutos do mar:
 devem ser sempre bem assados. Evite o consumo de carnes mal passadas ou cruas, como por exemplo kibe. 

Leite: consuma apenas leite que tenha passado por processo de pasteurização, o que garante que ele não esteja contaminado por Listeria, uma bactéria que pode provocar aborto, parto prematuro, ou doença fatal ao bebê. 

Salsicha e frios: consumir apenas se tiverem sido passados por algum processo de cocção, pois também podem estar contaminados por Listeria. 

Ovos: não consuma ovos crus seja em forma de gemada ou maionese, por exemplo. Sem ter passado por processo de cocção, o ovo pode estar contaminado por Salmonella. Então sempre cozinhe o ovo, e se for consumir frito, certifique-se de que tanto a clara quanto a gema, estejam firmes. 

Café:
 evite o excesso de cafeína. Máximo de 2 xícaras de café por dia, já que estudam demonstram que a ação estimulante da cafeína em excesso pode causar aborto. 

Chás: consulte sua nutricionista sobre o consumo de chás, muitas ervas que não são tóxicas para a mãe, podem causar danos ao bebê, e alguns chás ainda não existem estudos que garantem sua segurança, portanto, na dúvida não beba, ou consulte sua nutricionista; 

Álcool: recomendado a exclusão total do álcool durante todo o período da gestação, e principalmente no primeiro trimestre. 

Frutas e verduras
 também devem ser sempre bem higienizados antes do consumo. Evite o consumo de alimentos industrializados, nesta fase da vida, quando mais nutrientes, vitaminas e minerais forem incluídos, e quanto menos conservantes, aromatizantes, estiverem na dieta habitual, melhor será a nutrição da mãe e do miudinho, por isso, aproveite esta fase tão incrível para aderir a novos hábitos, trocar alguns alimentos, pois aqui de um pouquinho, você será o exemplo do seu miudinho!!! 

Alimente esta ideia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário