sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DIETA OU EDUCAÇÃO ALIMENTAR

 
Encontrei esta imagem na rede, e achei interessante poder dividir com vocês!
Dieta é indicada para paciente patológico, com restrição alimentar a algum alimento ou classe de alimentos.
 Para quem deseja emagrecer, o ideal é fazer uma educação alimentar, sem enfoque principal na perda de peso, já que isso acaba sendo consequencia de hábitos melhores.
 

Alimente esta ideia!!!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dicas da nutricionista: constipação na gestação

Dando continuidade ao assunto da nossa nutricionista Fabiela Mafissoni, vamos abordar o tema constipação, mas desta vez para as gestantes. 

A incrível mudança hormonal que acontece no corpo da mulher, traz inúmeras mudanças nas funções fisiológicas do corpo, entre elas, uma das queixas mais recorrentes nos consultórios, é o desconforto com a constipação. 

Mas é importante lembrar, de que se a futura mamãe já vinha com problemas de constipação antes da gestação, ao passar por este momento, o problema tende a permanecer e até mesmo aumentar os sintomas. Mais do que desconforto, cólicas, inchaço e dificuldade para evacuar, a constipação pode interferir na absorção dos nutrientes, já que o equilíbrio da flora bacteriana intestinal pode ficar alterado. 

Para prevenir ou reverter esse problema, é necessário um consumo balanceado entre fibras solúveis e insolúveis, além de uma quantidade adequado de água, no mínimo 2 litros. O aumento do consumo de fibras sem a ingestão adequada de água, pode potencializar o efeito da constipação, portanto, para um aporte maior de fibra é fundamental ou aporte adequado de água. 

Exercícios físicos, desde que permitidos pelo ginecologista, também podem amenizar os sintomas de desconforto. Iogurtes com probióticos ou leites fermentados, também podem ser ótimas opções para quem sofre com este problema. E podem ser incluídos como lanches no período da tarde ou na ceia após o jantar. 

Frituras, carnes gordurosas, cereais refinados e bebidas muito adocicadas, são fatores que potencializam o efeito da constipação, por isso, para quem já sofre com este problema, o ideal é reduzir ao máximo o consumo destes grupos. 

Portanto, aproveite este momento para se alimentar melhor, sua saúde e a saúde do seu bebê agradecem! 

Alimente esta ideia!!!!!


Dicas da nutricionista: o que evitar durante a gestação?


O que evitar durante a gestação?


Olá mamães e futuras mamães, hoje vamos abortar um pouquinho o que as mulheres devem evitar durante a gestação. Alguns alimentos podem trazer problemas a saúde da mamãe e principalmente do miudinho, e vou listar alguns abaixo: 

Peixes crus e moluscos: são alimentos que podem estar contaminados por parasitas, e que podem causar cegueira e dano cerebral fetal; peixes contaminados por mercúrio também devem ser evitados de serem consumidos em excesso. 

Carnes, frango e frutos do mar:
 devem ser sempre bem assados. Evite o consumo de carnes mal passadas ou cruas, como por exemplo kibe. 

Leite: consuma apenas leite que tenha passado por processo de pasteurização, o que garante que ele não esteja contaminado por Listeria, uma bactéria que pode provocar aborto, parto prematuro, ou doença fatal ao bebê. 

Salsicha e frios: consumir apenas se tiverem sido passados por algum processo de cocção, pois também podem estar contaminados por Listeria. 

Ovos: não consuma ovos crus seja em forma de gemada ou maionese, por exemplo. Sem ter passado por processo de cocção, o ovo pode estar contaminado por Salmonella. Então sempre cozinhe o ovo, e se for consumir frito, certifique-se de que tanto a clara quanto a gema, estejam firmes. 

Café:
 evite o excesso de cafeína. Máximo de 2 xícaras de café por dia, já que estudam demonstram que a ação estimulante da cafeína em excesso pode causar aborto. 

Chás: consulte sua nutricionista sobre o consumo de chás, muitas ervas que não são tóxicas para a mãe, podem causar danos ao bebê, e alguns chás ainda não existem estudos que garantem sua segurança, portanto, na dúvida não beba, ou consulte sua nutricionista; 

Álcool: recomendado a exclusão total do álcool durante todo o período da gestação, e principalmente no primeiro trimestre. 

Frutas e verduras
 também devem ser sempre bem higienizados antes do consumo. Evite o consumo de alimentos industrializados, nesta fase da vida, quando mais nutrientes, vitaminas e minerais forem incluídos, e quanto menos conservantes, aromatizantes, estiverem na dieta habitual, melhor será a nutrição da mãe e do miudinho, por isso, aproveite esta fase tão incrível para aderir a novos hábitos, trocar alguns alimentos, pois aqui de um pouquinho, você será o exemplo do seu miudinho!!! 

Alimente esta ideia!!!

Dicas da nutricionista: Dieta durante a gravidez

Muitas mulheres temendo o ganho de peso e as mudanças no corpo, começa a fazer dieta durante a gestação, restringindo a quantidade e qualidade na alimentação e as vezes aumentando a intensidade da atividade.

Durante a gestação não é recomendado fazer dieta, este não deve ser o período em que haja restrição de energia, até porque, tanto mãe quanto miudinho tem demanda aumentada de quantidade energética, e portanto não se deve fazer restrições significativas para perda de peso. 

Se você estava mais magra antes de engravidar, tende a começar a apresentar mudanças mais rápido, e desta forma, seu aumento de peso começa antes, mas relaxe, isso é o normal desta fase. Mas se você já estava um pouco acima do peso antes da gestação, as mudanças do corpo e o ganho de peso podem demorar um pouquinho mais para acontecer, porém não se afobe, elas virão, no tempo certo. 

Uma orientação adequada por um nutricionista e o acompanhamento pré natal é muito importante para controlar o peso e saber se os ganhos estão dentro do recomendado. Portanto, nada de dieta nesta fase, seu miudinho agradece!

Dicas da nutricionista: tendências e perspectivas da nutrição gestacional

Olá mamães e futuras mamães, hoje quero dividir com vocês algumas assuntos que foram abordados no Congresso Brasileiro de Nutrição 2012- Combran, do qual participei nesta última semana.

Dentro tantos assuntos tratados, hoje quero destacar a importância com que foi debatida a questão da nutrigenômica  e de como a nutrição vem tendo potencial determinante para as melhores condições de saúde da população, e principalmente das mulheres, responsáveis por decidir obrigatoriamente a alimentação e nutrição do seu filho.

Vários estudos foram apresentados, demonstrando o quão importante se faz a alimentação durante o período da gestação dentre eles posso destacar: menor risco de desenvolver diabetes, obesidade, síndrome metabólica, baixo peso ao nascer, macrossomia, má formação do tubo neural, entre tantas outras. Todos estes aspectos podem ser evitados com uma alimentação equilibrada, um pre natal adequado e hábitos saudáveis.

Muitos destes problemas, podem ser evitados se pequenos hábitos forem incorporados ao seu dia a dia:

- entre 6 e 8 refeiçoes por dia, dependendo de quantos horas você dorme;

- consumir pelo menos 3 porções de frutas e 3 de legumes por dia ( preferencialmente orgânicos -

- beber pelo menos 2 litros de água por dia;

- evitar o excesso de sal e açúcar ao longo do dia;

-restringir o consumo de cafe e produtos e contenham cafeina;

- reduzir ao máximo o consumo de alimentos light com adoçantes, e preferir adoçantes de estevia ou sucralose;

Acredite no poder dos bons hábitos. Alimente esta ideia!!!!
A saúde do seu miudinho agradece!!!!!


Dicas da nutricionista: chás durante a gestação


Olá mamães e futuras mamães, hoje vamos tratar de um assunto ainda um pouco controverso na Ciência, que gera muita discussão e que merece muita atenção das futuras mamães, o uso de chás durante a gestação. 

Por estarmos em uma região de clima ameno, é muito comum o hábito de consumir chás ao longo do dia, mas alguns chás devem ser evitados durante a gestação entre eles: chá verde, chá mate, chá preto, chá de canela, chá de cravo da índia. Os efeitos do consumo desses chás vão deste taquicardia, redução do apetite, prisão de ventre, redução da absorção de alguns nutrientes entre eles cálcio e ferro, além de poder estimular o efeito emenagoco (provoca menstruação). 

Chás de erva cidreira, camomila e erva doce, por possuírem um efeito calmante são frequentemente utilizados durante a gestação, embora ainda não se tenha chegado a um consenso sobre a segurança destes chás para a saúde da feto. 

Resumidamente, pelo que dispomos hoje de comprovação científica, fica complicado garantir que os chás de plantas são totalmente seguros. Principalmente no primeiro trimestre, evite o consumo dos mesmos. A partir do segundo trimestre consulte seu ginecologista ou nutricionista. Mas enquanto o 1º trimestre não passa, que tal um chazinho de maça????

                                               

Dicas da nutricionista: infertilidade e a alimentação

Olá mamães e futuras mamães, esta semana abordarei um assunto que poucas pessoas relacionam com a alimentação, mas que está cada vez mais inserido nas nossas relações interpessoais, a infertilidade e complicações relacionadas a gravidez. 

Todas nós, conhecemos alguém que está tentando ou teve dificuldade de engravidar. Normalmente não relacionamos este problema com a alimentação, mas diversos estudos vem demonstrando o quanto a alimentação e os bons hábitos de vida, podem facilitar ou resolver estes problemas. 

Vários fatores estão possivelmente envolvidos na interação entre obesidade e infertilidade: a modificação nos esteroides sexuais e nos metabólitos ovarianos, hiperandrogenismo, expressão gênica alterada, pior qualidade de oócitos e embriões e alterações no ambiente uterino. Assim como mulheres que fazem tratamento para engravidar, e que apresentam obesidade ou sobrepeso, apresentam piores resultados no tratamento, maiores taxas de abortamento e maior risco obstétrico. 

A estratégia para quem está acima do peso e que deseja futuramente engravidar, ou está tentando no momento, é uma mudança no estilo de vida. Alimentação adequada, aliada a redução do peso e % de gordura corporal, pratica de atividade física e exclusão do tabagismo, são algumas alternativas importantes e que podem contribuir para que o sonho de ser mãe torne-se realidade antes e com mais qualidade para a mamãe e o bebê.

Como já dizia Hipocrates, “que seu remédio seja seu alimento e seu alimento o seu remédio”, acredite no poder de uma alimentação adequada ( e isso não significa passar fome ou não comer nada de “gostoso”), melhore seu peso e sua qualidade de vida, assim sua gestação se encaminha para ser um momento único e inesquecível!!!!

Alimente esta ideia!!!! 


terça-feira, 31 de julho de 2012

Vai malhar neste inverno?


        Se você malha ou está pensando em começar a malhar, é fundamental começar a cuidar da sua alimentação para potencializar os objetivos desejados: Algumas informações são fundamentais para o bom andamento de um treino, em especial, vou citar o consumo de proteína, altamente difundido em academias para ganho de massa muscular. O consumo de proteína é sim muito importante para ganho muscular, mas é necessário ter cuidado, o corpo tem uma capacidade de absorção limitada, o excesso de proteína em uma dieta, pode causar danos aos rins, além do que, suplementos proteicos costumam ser caros, o mau uso, pode estar fazendo você jogar dinheiro fora e aumentar de peso.
         Esse erro é típico de quem quer emagrecer, mas é a pior atitude para quem quer perder gordura. Entenda: O seu metabolismo precisa funcionar e, para isso ele depende da presença de carboidratos, portanto, coma algo (sem exageros) antes de ir para a academia. Sugestões: Barra de cereais ou uma fruta. Esse erro é típico de quem quer emagrecer, mas é a pior atitude para quem quer perder gordura. Entenda: O seu metabolismo precisa funcionar e, para isso ele depende da presença de carboidratos, portanto, coma algo (sem exageros) antes de ir para a academia. Sugestões: Barra de cereais ou uma fruta. Esse erro é típico de quem quer emagrecer, mas é a pior atitude para quem quer perder gordura. Entenda: O seu metabolismo precisa funcionar e, para isso ele depende da presença de carboidratos, portanto, coma algo (sem exageros) antes de ir para a academia.

Consulte sua nutricionista!


terça-feira, 24 de julho de 2012

Já fez seu lanche hoje?



Poucas calorias, fonte de fibras, substâncias antioxidantes, enfim, são inúmeros os benefícios que uma maçã pode proporcionar ao seu organismo. Pouco calórica a maça, é prática e saudável, pode estar na bolsa para ser consumida a qualquer hora do dia, contribuindo para manter uma frequência alimentar.
Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, aproximadamente 100kcal, o fato de conter fibras solúvel o que aumenta a sensação de saciedade, e contribuiu na formação do bolo fecal, melhorando a função intestinal.
Além disso a maça contém pectina e um bom teor de potássio, o que evita o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias e colaborando na redução do colesterol sanguíneo.
A maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa citada na revista Nature verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.


sábado, 21 de julho de 2012

Markelen Calza - Nutrição Clínica Personalizada












  

Nutrição Clínica Personalizada

- Educação Alimentar 
- Nutrição Esportiva
- Nutrição na Gestação 
- Nutrição Estética

Agenda sua avaliação.


Contato:
Markelen Calza
Nutricionista - CRN² 10161
Pós Graduanda em Nutrição Clínica Personalizada - IPGS
Bento Gonçalves -Centro Estético Jane Beauty - (54) 3453 7399 - http://www.janebeauty.com.br/
Nova Petrópolis- Lumière Saúde e Beleza - (54) 3281 3109- http://pt-br.facebook.com/lumierebs

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nutrição além da perda de peso!!!


Você já parou para pensar  se existe algum creme que você passe e fique sem rugas, com a pele macia e hidratada??
Algum redutor de medidas que você passe antes da festa e o vestido entra como uma luva????

Pois bem, ainda não inventaram ( e infelizmente, eu acredito que não inventarão) uma fórmula mágica, até porque nosso corpo é muito mais complexo do que alguns aditivos juntos podem prometer.
A única fórmula mágica que eu conheço, chama-se MUDANÇA. Mas mudança consciente, mudança gradual. E quando associada ao equilibrio e bom senso, são sim a alternativa mais eficiente disponivel para quem prima pela corpo saudável.

RESULTADOS APARECEM COM O TEMPO!!!!

Procure uma nutricionista, melhore-se de dentro para fora, e aí sim, terá os resultados que deseja!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

SEMPRE É TEMPO!!!!


Aproveite as baixas temperaturas para cuidar da sua alimentação. Com o frio, o metabolismo gasta mais energia para equilibrar a temperatura corporal.
A escolha por alimentos adequados, associados a regulação hormonal, podem te ajudar a perder peso e chegar no próximo verão com o corpo em dia.
Não espere para mudar apenas quando seu corpo fica exposto, permaneça o ano todo em paz com sua balança!
Escolha ser saudável e ter saúde!!!!
Utilize seu tempo hoje, para cuidar da sua saúde, ou o gastará amanhã para cuidar da sua doença!

Markelen Calza
Nutricionista - CRN² 10161
Pós Graduanda em Nutrição Clínica Personalizada - IPGS
Bento Gonçalves -Centro Estético Jane Beauty - (54) 3453 7399 - http://www.janebeauty.com.br/
Nova Petrópolis- Lumière Saúde e Beleza - (54) 3281 3109- http://pt-br.facebook.com/lumierebs

terça-feira, 15 de maio de 2012

BENEFICIOS DOS PROBIOTICOS!!!


Há um grande número de probióticos atualmente utilizados e disponíveis em produtos lácteos fermentados, especialmente em iogurtes. As bactérias lácticas constituem um grupo diversificado de organismos, que proporcionam considerável benefício ao hospedeiro, sendo algumas encontradas naturalmente no trato intestinal humano e outras bactérias lácticas fermentativas, utilizadas pela indústria, com o objetivo de transmitir sabor e textura, sem esquecer que possuem propriedades conservantes (GRAJEK; OLEJNIK; SIP, 2005).
Os efeitos fisiológicos dos probióticos, incluem a redução do pH intestinal, produção de enzimas digestivas e de algumas vitaminas, produção de substâncias antibacterianas, como ácidos orgânicos, e outras substâncias de reconstrução não identificadas, que agem em situações de distúrbios da microflora, que podem ser causados por diarréia aguda, antibioticoterapia e radioterapia. Os probióticos agem também diminuindo os níveis sangüíneos de colesterol, funcionam estimulando as funções imunológicas, produzem ácidos graxos de cadeia curta, amenizam a intolerância a lactose, agem na supressão de infecções bacterianas, remoção de agentes cancerígenos, melhoram a absorção do cálcio, melhoram a permeabilidade das membranas bem como, agem reduzindo a atividade da enzima fecal (FLORA; DICHI, 2006).
As doenças inflamatórias intestinais (DII) ocorrem em todo o mundo e representam um sério problema de saúde, pois atingem preferencialmente pessoas jovens, sendo que as mulheres são mais propensas a desenvolver a Doença de Crohn (DC) e os homens a retocolite ulcerativa (RCU). Cursam com recidivas freqüentes e admitem formas clínicas de alta gravidade, prejudicando o convívio social, o processo educativo, a produtividade e a qualidade de vida de uma forma geral (JEWEL, 1998).
A partir do conhecimento das propriedades dos probióticos no organismo humano, e conhecendo as etiologias das DII, que incluem dentre vários fatores, o imunológico, permeabilidade intestinal e microflora bacteriana, levando em consideração que os portadores da DII apresentam uma quantidade reduzida de bactérias colônicas benéficas e uma quantidade aumentada de bactérias nocivas, dá-se início a diversas investigações com vista nos probióticos como uma nova forma de tratamento da DII (FLORA; DICHI, 2006; SARTOR, 2007).
Seja através de alimentos funcionais, ricos em probioticos ou atraves de suplementação, o bom funcionamento do intestino é fundamental para a saúde do indivíduo, uma vez que, o bom funcionamento do intestino é determinante para uma boa absorção e consequentemente uma boa nutrição, quando aliados a uma dieta balanceada e atividade física.

Markelen Calza
Nutricionista - CRN² 10161
Pós Graduanda em Nutrição Clínica Personalizada
Bento Gonçalves -Centro Estético Jane Beauty - (54) 3453 7399 - http://www.janebeauty.com.br/
Nova Petrópolis- Lumière Saúde e Beleza - (54) 3281 3109- http://pt-br.facebook.com/lumierebs

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Identificou-se????

Identificou-se com esta imagem???



Tão importante quanto a qualidade da alimentação é também a meneira como entregamos este alimentos para nosso estômago. Ainda não possúimos um liquidificador na entrada do estômago, então MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS, afinal, alimento ingerido não significa alimento absorvido!!!!

Markelen Calza
Nutricionista - CRN² 10161
Bento Gonçalves -Centro Estético Jane Beauty - (54) 3453 7399 - http://www.janebeauty.com.br/
Nova Petrópolis- Lumière Saúde e Beleza - (54) 3281 3109- http://pt-br.facebook.com/lumierebs

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Obesidade: o trampulim

Para quem ainda não enxerga a obesidade como uma doença, ta aí a ligação direta com algumas doenças que podem ser consequencia do excesso de peso.

Previna-se, além de evitar todas estas complicações, você também pode garantir uma melhor qualidade de vida!!!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Previna-se!!!

PREVINA-SE: ALIMENTAR-SE  BEM!!!!

Atualmente, muitas pessoas acreditam que a única  forma de perder peso, é reduzindo a oferta calórica. Engana-se quem acredita que procurar um nutricionista é pensar apenas em proibições. Pois há uma grande diferença entre querer ter qualidade de vida e perder peso, visto que, reduzir a quantidade de alimentos não é a única variável que estabelece a relação de uma vida saudável. Ou você nunca questionou o fato de uma pessoa ser magra, entenda-se IMC abaixo de 18kg-m², ter colesterol alto, triglicerídios elevados, diabetes, DCV ou câncer¿¿¿
Pois bem, esses questionamentos, apenas nos demonstram que peso não determina qualidade de vida, tampouco atestado de garantia de vida saudável, já que alimentar-se não significa NUTRIR-SE, e do que nossas células precisam é de nutrição e não alimentação, que ambas andam juntas concordo plenamente,  e que podem ser prazerosas também.
Fatores ambientais, hormonais, genéticos e de respiração estão diretamente ligados com a nutrição celular, e é dessa nutrição de dependemos para prevenir ou retardar diversas doenças.
Desta forma, fica evidente, o porquê muitas vezes as pessoas não conseguem emagrecer, apenas querendo reduzir a quantidade de comida, visto a complexidade dos fatores envolvidos, e esse são apenas os fatores diretos e não patológicos, o que representam grande parte dos casos de sobrepeso e obesidade da sociedade moderna.
Embora fique claro que nutrição é algo fundamental para sua saúde, é preciso mudar hábitos e ter muita força de vontade. Se fosse simples o mundo não estaria vivendo uma epidemia de obesidade, Mas por não sabermos ao certo quantas pessoas morrem por ano em virtude dessa doença, parece que as pessoas continuam a acreditar que vai existir um  dia “ a fórmula mágica” e que ela resolverá todos os males do universo.
Nutricionista é o profissional que atua na prevenção e ou na amenização da doença. A decisão de quando você começará a entender sua importância depende de você.
Na prevenção: HOJE
Na doença: QUANDO O MÉDICO ENCAMINHAR

FAÇA SUA ESCOLHA!!!!!


 Markelen Calza
Nutricionista - CRN² 10161
Bento Gonçalves -Centro Estético Jane Beauty - 3453 7399
Nova Petrópolis- Lumière Saúde e Beleza - 3281 3109

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Boa tarde!!!

Passadas as festas e comemorações do Natal e Ano Novo, é hora de voltar a rotina e equilibrar o corpo!!!
Vamos aproveitar, pois estamos em uma ótima estação para conseguir frutas com baixo valor energético, ricas em água, vitaminas e mineirais.
Se começarmos logo, mais fácil e menos sacrificante será nos próximos meses!!!
Tenho certeza que na lista de metas que você estabeleceu para este ano, há algo que esteja direto ou indiretamente ligado a sua saúde, então nada mais prazeroso e necessário do que começar a botar em prática pela sua alimentação.

Então, sem mais segundas feiras, qualquer dia é dia para quem quer de fato fazer algo novo!!!

Markelen Calza
Nutricionista
Bento Gonçalves - Centro Estético Jane Beauty - (54) 3453 7399 - http://www.janebeauty.com.br/
Nova Petrópolis - Lumière Saúde e Beleza - (54) 3281 3109